Life

Três Quartos de Conversa: Feminismo para dummies

Feminismo para dummies

Hoje em dia a sociedade está sobre o “domínio” do patriarcalismo. Mas afinal o que é o patriarcalismo tem a ver com o feminismo? Para entenderem o conceito de feminismo, primeiro tem que entender o que é o patriarcalismo. Num país em que a mulher não ganha o mesmo ordenado, desempenhando a mesma função que um homem, muitos não sabem ou desconhecem o significado de feminismo dando origens a várias confusões.

Mas afinal o que é o patriarcalismo.

O patriarcalismo é a ideia que temos na sociedade que dão mais valor a tendências e ideias masculinas. Simplificando: é aquela ideia que as mulheres devem ficar em casa a cuidar dos filhos, enquanto o homem trabalha; que o lugar da mulher é na cozinha e que o lugar do homem é no exercito a defender o seu país. Ou então passando para o mundo cinematográfico de Hollywood, é sempre o Homem que é a personagem principal. Até nas cores o patriarcalismo manipula. Azul para os Homens, rosa para as Mulheres

Mas os homens também são vitimas do patriarcalismo!

Correcto, embora os homens sejam vitimas do patriarcalismo, historicamente e até nos dias de hoje, são as mulheres que mais sofrem. Alias aqui há dias a Porto Editora teve a brilhante ideia de fazer livros de exercícios para crianças, um para os “rapazes” e outro para as “meninas”. Em que o livro dos “rapazes” os exercícios eram mais complexos, e a personagem era um pirata, e nos livro das “meninas” os exercícios eram mais simples e a personagem era uma princesa.

Então mas o feminismo significa que as mulheres são superiores aos homens?

Errado! O feminismo não é sinónimo de superioridade do sexo feminino na sociedade, mas sim sinónimo de igualdade. O feminismo significa igualdade para ambos os sexos.

Os Homens podem ser feministas?

Claro que sim!. As pessoas costumam ficar chocadas quando digo que sou feminista e sou rapaz. É claro que os homens podem ser feministas, da mesma forma que uma pessoa branca pode perfeitamente defender os direitos de uma pessoa negra, mais uma vez, feminismo não significa que a mulher é superior ao homem, mas sim iguais. A única coisa que me chateia é quando os homens tentam ser “líderes” no feminismo quando na verdade, são as mulheres que mais sofrem do patriarcalismo.

Espero que tenham gostado deste post um bocadinho mais informal daquilo que normalmente costumo publicar.

8 Comentários

  1. Que post excelente! Muito esclarecedor, existe muita gente que anda a confundir conceitos e devia ler esta publicação.
    Infelizmente sim, as mulheres sofrem mais do que aos homens. É uma tristeza, mas é a sociedade em que vivemos. Enquanto existirem pessoas que se recusam a mudar de pensamento e a evoluir, existirão este tipo de preconceitos.
    Beijinhos,
    Cherry
    http://lifeofcherryblog.blogspot.pt/

    1. Obrigada! 😀 eu tentei manter o mais simples possível. Claro que podia ter entrado em maior detalhe e ter usado referências históricas, mas acho que ficou bastante esclarecedor 😛

      Beijinhos! ^^

  2. Muitos parabéns por este post! 👏 Sou, de igual forma, feminista e sempre que me afirmo ser tenho de dar uma longa explicação para aqueles cujo ideal (mesmo que inconscientemente) é o patriarcalismo ou até mesmo o machismo.
    Beijinho.

  3. É tão preciso mostrar isto! É uma pena que algures no caminho, o conceito de feminismo tenha acumulado uma série de pressupostos que em nada lhe dizem respeito. Parabéns pelo post e pelo esclarecimento!!

    1. Sim, infelizmente muitos confundem ou desconhecem o verdadeiro significado de feminismo, então relacionam-o com o machismo (coisas diferentes). Dai ter feito este post para colocar os pontos nos Ís. No entanto ainda deixei algumas coisas de fora, pois tentei manter o post o mais simples possível 🙂

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: