Faculdade

Como eu organizo os meus apontamentos

Sejamos honestos, os computadores e a internet vieram a ajudar em imensa coisa, incluindo na educação. Estamos lentamente a começar a utilizar cada vez mais os computadores e iPads nas salas de aulas e a largar o papel.

Don’t get me wrong! Eu adoro escrever à mão, adoro o papel, mas organizar folhas cheias de apontamentos, e depois ter que as encontrar no meio de centenas de folhas é uma valente dor de cabeça. Então quando queremos estudar e estamos à procura daquele “pedaço” de informação que ficou numa folha solta. Arrrg!

Felizmente eu encontrei um sistema que funciona para mim, e que pode funcionar para ti, e irás conseguir poupar algum dinheiro em cadernos.

Eu na faculdade uso o meu portátil e o meu iPad, dependendo da aula, ou tiro apontamentos no meu portátil, ou numa folha de papel A4 solta. Sendo que depois quando chego a casa, digitalizo ou passo tudo o que escrevi na folha para o computador. E é aqui que a magia acontece.

Muitos utilizam o Microsoft Word para passar apontamentos e guardar-los no computador, criando pastas individuais para cada cadeira. O problema com este sistema é o facto que não é lá muito organizado, e quando queremos rever alguma coisa, temos que procurar em todos os documentos do Word por aquela matéria em específico. Coisa que nos faz perder algum tempo, já para não falar que se o computador avariar, corremos o risco de perder tudo, e sejamos honestos, poucos fazem back up dos documentos que temos no computador.

Em vez do Microsoft Word, uso a aplicação Evernote. O Evernote funciona como um “caderno/agenda” virtual que é acessivel em todos os teus dispositivos: Computador, Tablets e Telemóveis. Portanto tens sempre os teus apontamentos contigo em qualquer dispositivo que tu estejas. Este programa tem imensas funcionalidades, sendo possível criar os mais variados sistemas de organização: do mais simples ao mais complexo. No entanto, de que vale ter um método de organização se um dia te esqueces de o utilizar correctamente?

Com o Evernote podes criar “cadernos” para cada unidade curricular, e colocares lá os teus apontamentos. Podes agrupar os “cadernos” em diferentes grupos. Eu uso essa funcionalidade para organizar os meus cadernos por semestres. (Ex. primeiro Semestre/Segundo Semestre, etc) isso facilita imenso a organização dos teus apontamentos e consegues facilmente encontra-los.

Outra coisa que eu adoro no Evernote, são as tags. Com as tags, podes organizar de forma ainda mais eficaz os teus apontamentos, facilitando assim a sua revisão quando vais estudar.  Por exemplo, sabes que não entendeste bem uma matéria, e então vais ter que a rever mais tarde. Por isso podes usar a tag “Rever”. Desta forma, assim que abrires o Evernote, vais ver logo os apontamentos que tens que rever.

O Evernote também tem a funcionalidade de “lembretes”. Podes usar essa funcionalidade para definires datas limite de entrega de trabalhos ou relatórios para uma cadeira por exemplo.

Podem também, utilizando a app no vosso telemóvel ou tablet, tirar uma fotografia e facilmente coloca-la numa nota, dentro de um dos vossos cadernos. E claro usar tags.

Isto ajuda imenso na organização, especialmente quando pedem apontamentos aos vossos amigos e colegas, e eles enviam-vos uma foto pelas redes sociais, e vocês ficam com o telemóvel cheio (quando estiverem em época de exames vão entender :p) . Desta forma, evitam com que isso aconteça e facilita a organização quando estiverem à procura daquela determinada folha.

Espero que tenham gostado deste post mais prático. Se tiverem alguma dúvida sobre o Evernote, ou da forma como eu organizo deixem nos comentários e eu tentarei vos ajudar 😛

Dica: Quando forem criar uma conta no Evernote, utilizem o vosso e-mail da faculdade (se a vossa faculdade fornecer aos seus estudantes um serviço de e-mail), desta forma conseguem ter o Evernote Premium para estudantes.

Bom ano letivo!

Um Comentário

  1. Já lá vai o meu tempo de estudante mas eu sempre fui muito dada ao papel e à caneta e eu andava com um caderno apenas onde tirava todos os apontamentos necessários mas, em casa, passava tudo a limpo para o dossier e para a cadeira respectiva. Aos meus apontamentos e, como aproveitava para estudar desta forma, também lia os slides e todos os materiais fornecidos durante a aula para complementar tudo.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: