Faculdade

Como sobreviver à época de exames

Pois é meus amigos, o mês de Maio está quase a terminar, a queima já acabou e agora está a começar a altura mais temida para os estudantes. A época de exames.

Esta é definitivamente uma altura de muito stress e ansiedade para todos nós, onde temos que demostrar tudo o que aprendemos ao longo do semestre. Por isso decidi fazer este post de modo a dar-vos algumas dicas de estudo, pois ter um estudo bem planeado é sempre meio caminho andado.

1. Começa a estudar cedo

Sim meus amigos, todos nós temos aquele “bichinho” dentro de nós que prefere deixar tudo para a última, e quando damos conta o exame é no dia seguinte e ainda não revemos nada, e acreditem é praticamente impossível rever toda a matéria de um semestre em dois ou três dias. Por isso começa a estudar e a rever a matéria com alguma antecedência.

2. Desliga-te das redes sociais

Hoje em dia é muito comum guardamos os nossos apontamentos no computador, eu inclusive fiz um post de como eu organizo os meus apontamentos aqui. Por isso vai ser sempre muito tentador abrir uma janela do browser para ires ao Facebook e ao Twitter. De modo a evitares essa distração, recomendo-te a apagares a conta do Facebook durante a época de exames. Sim eu sei vais perder os memes e outras cuscuvelhisses, mas no final irá valer a pena. Se achas que não és capaz de aguentar um minuto sem ires ao Facebook, há uma aplicação que podes colocar no teu computador que bloqueia o acesso a esta plataforma durante as horas que definires. Esta aplicação disponível para MacOS e Windows, bloqueia o acesso a todas as redes socais garantido apenas o acesso ao e-mail e outros sites de pesquisa.

3.  Organiza uma sessão de estudo em grupo

Esta parte aqui pode ou não resultar para ti, pois quando ouvimos os nossos colegas a dizer “Vou estudar para o Starbucks com o João”, sabemos que vão fazer de tudo menos estudar. No entanto não deixa de ser uma boa forma de estudo se ambos forem estudar para o mesmo exame, pois ajuda-te a entenderes melhor a matéria.

4. Ajuda os teus colegas

Ajudar os teus colegas com as suas dúvidas é uma excelente forma de colocares em prática aquilo que estudaste. Desta forma consegues decorar ainda melhor a matéria e a solidificar os teus conhecimentos.

5. Organiza os teus apontamentos

Organiza os teus apontamentos de forma a facilitar o teu estudo. Isto incluí sublinhar definições importantes, datas ou formulas.

 

6. Cores, cores e mais cores

Desenvolve um sistema de cores que te permita focar de forma mais fácil na matéria. Por exemplo usar laranja para definições, amarelo para citações, e azul para autores importantes. Desta forma terás mais facilidade em reveres os teus apontamentos e localizar as partes mais importantes.

7.  Hidrata-te

Parece simples, mas na verdade muitos se esquecem de beber água durante o estudo. O nosso corpo é composto por 60% de água, incluindo as nossas células no cérebro. Por isso se não estiveres bem hidratado, a tua memória não estará apta para memorizar grandes quantidades de informação.

8. Faz pausas

Não sejas maratonista ao fazeres sessões de estudo de 4 ou 5 horas seguidas. A nossa atenção tem um limite, o que faz que após 30 minutos de estudo a nossa performance diminua drasticamente ao ponto de não conseguirmos memorizar nada. Por isso faz pausas, idealmente uma sessão de estudo consiste em 30 minutos de estudo e uma pausa de 15 minutos.

9. O descanso é importante

Uma boa noite de sono garante que estarás mais focado durante o exame. Por mais tentador que seja ficar a noite toda acordado a estudar, é mais saudável e melhor para ti se tiveres uma noite bem dormida.

Agora se me permitem, eu vou estudar porque usei este post para procrastinar 😛

Boa época de exames a todos e 

 

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: